NOTA DE SOLIDARIEDADE AO INDIGENISTA BRUNO PEREIRA E AO JORNALISTA DOM PHILLIPS
- Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo
- 21 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Maranhão vem manifestar repúdio ao assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, confirmado na quarta-feira, 15 de junho de 2022.
É importante registrar que as mortes ocorreram após várias ameaças sofridas pelo indigenista Bruno, que denunciava a presença de grupos invasores no Vale do Javari (AM), segunda maior terra indígena do Brasil e a maior concentração de povos indígenas isolados no mundo.
Além de condenar toda forma de violência no campo, a coordenação vem informar que os territórios indígenas, ao longo da história, tem sido alvo de violação de direitos, inclusive com anuência do Estado Brasileiro que, além de incentivar a ocupação pelos mais variados grupos, tem promovido uma política de desmonte dos órgãos de fiscalização.
Além disso, manifesta apoio e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e reafirma a necessidade de luta em defesa da Demarcação e respeito aos territórios dos povos originários.
Exigimos justiça e celeridade na apuração das circunstâncias do crime e que os criminosos sejam severamente punidos pelo Estado Brasileiro, nos rigores da lei.
Bruno Pereira e Dom Phillips, presentes!
Toda solidariedade às famílias e amigos!
Viva os lutadores sociais!
Kommentare